O Propósito
“O propósito é emoção em movimento, fé à enésima potência, e a razão para marchar ao trabalho pela manhã. Uma vez encontrado, sua força é incomparável. Uma vez que nós, seres humanos, somos criaturas que buscam sentido, a maior parte das pessoas sabe que precisa de propósito. Mas o fato é que as empresas também precisam de propósito. E as que encontram um propósito maior do que o lucro, tornam-se as organizações mais lucrativas da terra – porque trabalham na companhia de algo maior”. Joy Reiman (2018)
O propósito, quando grandioso, movimenta-nos, dá sentido à nossa vida e a torna significativa, elucidando com o que podemos contribuir para tornar o mundo melhor.
Enquanto não encontrarmos um propósito que oriente o nosso caminho, não entendemos o sentido da nossa vida, escolhas, profissões. Os dias arrastam-se e buscamos, inconscientemente, ocupações ou distrações para preencher o vazio existencial.
Quando somos movidos por um grande propósito, sentimo-nos energizados, apaixonados, motivados a seguir em frente até vencer. As barreiras não nos assustam, são vistas apenas como obstáculos a serem vencidos ou contornados.
O propósito é a alma das organizações. Organizações sem um propósito que a mova para o cumprimento da sua missão e para a geração de uma proposta de valor que faça sentido e encante os seus clientes, acionistas, funcionários, parceiros, fornecedores e outras partes interessadas, não criam vínculos. Quando o propósito é transmitido e faz sentido para as pessoas elas aderem.
A organização sem propósito é mais uma entre tantas e a sua proposta de valor pode passar despercebida ou ser facilmente substituída pela de seus concorrentes.
Visando atingir o propósito da DRAGON de “Impactar no Desenvolvimento Social”, temos como missão “Promover a transformação e a prosperidade empresarial, com abordagem sistêmica, técnica e comportamental, focando o desenvolvimento social”.
É um grande desafio! É necessário que os profissionais, dentro e fora das organizações estejam conscientes, qualificados e engajados com o propósito de conduzi-las para o caminho da prosperidade, onde todos serão beneficiados. Ganham as organizações, ganha a sociedade. Empresas prósperas impactam positivamente gerando emprego e renda e, em consequência, uma sociedade mais justa e desenvolvida.
Somos parte integrante da sociedade em que vivemos e temos responsabilidades sociais, mesmo não tendo consciência disso.
Como empresários, conselheiros, CEOs, administradores, gestores, líderes, consultores, mentores e demais profissionais que influenciam nos resultados e desempenho das organizações, a responsabilidade aumenta uma vez que mais pessoas são afetadas pelos resultados que ajudamos construir.
Busque o seu propósito e dê sempre o seu melhor. A grandeza de cada um é medida pelo valor dos seus atos e entregas!
Lúcia Arlete Machado Nunes
Consultora Organizacional & Comportamental, CEO da Dragon - Transformação & Prosperidade Empresarial
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.